segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Economia Moz - O Problema da Escassez a principal Razão para existência de economia

Oi tudo bem consigo? Estamos realmente felizes por você ter acessado o blogue, como sab você é a principal causa da criação deste blogue.
O tema deste artigo " O problema da Escassez a principal razão da existência de economia" é de extrema importância quando se inicia os Estudos em economia.
Como já sabem, existem várias definições de economia. Trazemos uma definição de Gregory Mankiw, em que,
" Economia é o estudo da forma pela qual as sociedades administram os seus recursos escassos". Como podem ver existe na definição a palavra "Escassez".
A sociedade enfrenta problemas de escassez, na medida em que, as nossas necessidades são ilimitadas, todo ser humano possui necessidades. Afinal são as necessidades que nos caracterizam como ser humano; As  necessidades que possuímos são ilimitadas, temos muitas necessidades, e os recursos disponíveis são limitados.
O problema da escassez caracteriza-se pela existência de necessidades ilimitadas diante de recursos limitados. Como usar os recursos disponível de uma forma eficiente?
Aí surge a necessidade de existência de uma teoria económica, de um economista, para poder administrar da melhor forma os recursos escassoz, diante de necessidades ilimitadas.
Portanto escassez representa um estado de falta, ou então de pouca quantidade de recursos, fundamentalmente, dos factores de produção em uma economia: Terra, Trabalho e Capital.
Na tentativa de administrar estes recursos, o economista encontra com vários problemas de escolha.
1. Falo vos de trade-off, uma situação em que não é possível satisfazer todas necessidades ao mesmo tempo.
Suponha que dispõe de 4 horas de tempo, e com este tempo, pode ler um livro ou assistir um filme. Terá de escolher Ler um Livro ou assistir a um Filme, ou então pode ler o Livro duas horas e as restantes duas gastar assistindo filme; dependendo do que fará, não é possível fazer as duas coisas as o mesmo tempo, a isto, chamamos de trade-off.

2. Custo de oportunidade, uma expressão muito usada em economia, é o valor daquilo que deixamos ou sacrificamos para fazer a outra coisa; No exemplo dado acima, entre ler um livro e assistir um filme, se DECIDIR, ler e não assistir filme, o custo de oportunidade de ler foi o filme, ou seja, ler tem mais valor do que assistir filme naquele momento.
O custo de oportunidade de ler um Livro foi ter deixado de assistir Filme.
Custo de oportunidade, é aquilo que sacrificamos, o valor que deixamos para ter, ou fazer outra coisa.

Chegamos ao fim deste artigo, tendo falado de escassez, e como que o economista administra os recursos limitados diante de necessidades ilimitadas, através das escolhas, onde falamos de trade-off, e de custo de oportunidades. Dúvida acréscimos ou  críticas, podem deixar como comentário, a sua contribuição é muito importante para nosso sucesso.

Veja também:
Como que o economista trabalha para o crescimento economico? No link abaixo:
http://aprenderfacileconomiamoz15.blogspot.com/2016/01/como-que-o-economista-trabalha-para-o.html
   
         Writen: Saimone e Neemias

domingo, 3 de janeiro de 2016

Economia Moz - Como que o economista trabalha para o crescimento económico do País ? - Três Áreas de Atuação

"Economia é uma ciência social que estuda os indivíduos e as organizações empenhadas na  produção, troca e consumo de bens e  serviços" Dominic Salvatore.
 Existem várias definições de economia. Oi como já sabe meu nome é Saimone, vai desde já o meu obrigado por teres acessado o blogue.
 Trago um tema bastante importante,  que é "Como que o economista trabalha para o crescimento económico do País ? - três áreas de Atuação" . Este tema surge como uma resposta a pergunta, porque estudar economia? como continuação do último artigo e de uma pesquisa que venho fazendo. Expero poder ajuda-lo a compreender da melhor forma possivel, e para isto dividi-o em três partes:

Nota: Existem muitas teorias que falam sobre crescimento económico, algumas delas sugerem 10 ou mais anos para o alcance do mesmo. E nesses anos existem estágios por alcançar. Nos próximos artigos sobre crescimento farei a menção dessas teorias. Mas para agora:

I. A PRODUÇÃO, como parte da promoção do crescimento do País;
II. A DISTRIBUIÇÃO, como um factor Contribuinte para o crescimento económico;
III. O CONSUMO, Como um factor contribuinte para o crescimento económico.
Portanto, Crescimento económico para Nogami ( 2012, P. 232), é " o processo de crescimento do PNB per capita, em função da melhoria no padrão de vida da sociedade e pelas alterações essenciais que possam ocorrer na estrutura da actividade económica."
Coloquei crescimento, ao invés de desenvolvimento, devido a posição do nosso pais. Vamos agora ver como o economista, trabalhando em produção, distribuição e satisfação do consumidor, pode contribuir para o crescimento económico do País.

I. A Produção como parte de promoção de crescimento economico do País.
 Intende-se por produção, o processo de criação de bens ou serviços destinados a um consumidor, que pode ser final ou intermediário. No entanto, não deve se produzir sem ordem, sem nenhum estudo do mercado pelo qual pretende-se produzir, a violação desta lei pode trazer consequências positivas ou negativas ao crescimento, e posso afirmar que muitas vezes é negativa, além da economia crescer pode haver uma recessão.
 Portanto é trabalho de economista determinar, tomar decisões sobre a produção.
 É aqui que o economista se dedica a um processo de busca a resposta as três questões Fundamentais do problema económico:
     1. O que produzir?
     2. Como produzir?
     3. Para quem produzi?
A seguir faço uma explicação de cada umas das perguntas.
1. O que produzir? Na busca pela resposta, nos dias de hoje, ele deve encontra-los de acordo com o consumidor, isto é, o consumidor é quem determina o que produzir.
Na sua pesquisa, ele terá que decidir, produzir alimento ou vestuário? Menos transporte e mais mobiliário? dependendo do seu mercado. O que o mercado demanda.
2. Como produzir? Está questão trata dos factores que serão usados para a produção, são três os factores: terra, trabalho e capital. Neste caso, verifica-se o que ele tem a sua disposição?, é suficiente?
Terra, responde a questão onde produzir?
3. Para quem produzir?  Essa questão envolve o consumidor. É importante conhecer o consumidor.

II. A Distribuição, como um factor contribuinte para o crescimento económico.

Intende-se por distribuição, a forma como são transportadas as mercadorias ou bens, do local de produção ao local de venda onde se encontra o consumidor. Partindo desta definição. É importante que o economista estude as formas de distribuição, pois existem diversos países africanos sofrendo de fome, devido aos problemas de distribuição, por causa da escassez ( recursos limitados diante de necessidades ilimitadas).
Como afirma Samuelson ( 1975, P. 20 ), " desde que todos pudessem ter tudo o que desejassem, não importaria a maneira pela qual os bens e as rendas fossem distribuídas entre diferentes indivíduos e famílias". De uma forma resumida o que Samuelson quis dizer é que a escassez é a principal razão da existência de uma ciência económica.

III. O Consumo, como um factor contribuinte para o crescimento económico do pais.
Como disse, é o consumidor quem determina o que produzir.
Consumo é a satisfação das necessidades e desejos das pessoas.
Necessidade é um estado de carência, requerendo um bem para a sua satisfação.
 Desejo é aquilo que queremos.

  1.  Portanto é tarefa do economista, na busca pela resposta o que produzir. Encontrar respostas que o levará a produzir um bem que traga utilidade ao consumidor.

Chegamos ao fim, procurei ser o mais sintético possível, pois na pesquisa que venho fazendo, encotra-se mais aprofundado (quanto a produção falo de função produção, produção média, a lei dos rendimentos decrescente, etc, no que concerne ao Consumidor, falo dos tipos de utilidade, as duas leis de Gossen) estou trabalhando no sentido de terminar com exito.
Ilustre, O economista, trabalhando nestas três  áreas, Produção, Distribuição e O cosumo, consegue aumentar o valor do PIB ( produto interno bruto); melhorar o padrão de vida e a actividade económica do País, o que chamamos de CRESCIMENTO ECONOMICO.
 Dúvidas,  questões e críticas, podem ficar como comentário. Obrigado por ter lido, faça à sua parte para um MOÇAMBIQUE MELHOR.

          Writen by: Saimone





sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Porquê estudar Economia?


Oi tudo bom? o conteudo deste artigo foi ampliado, esta disponivel um guia gratuito temporariamente que possui, motivos de porque estudar economia e saidas profissionais para o graduado.
Para fazer o download gratuito clike no link a seguir: