segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Economia Moz - O Problema da Escassez a principal Razão para existência de economia

Oi tudo bem consigo? Estamos realmente felizes por você ter acessado o blogue, como sab você é a principal causa da criação deste blogue.
O tema deste artigo " O problema da Escassez a principal razão da existência de economia" é de extrema importância quando se inicia os Estudos em economia.
Como já sabem, existem várias definições de economia. Trazemos uma definição de Gregory Mankiw, em que,
" Economia é o estudo da forma pela qual as sociedades administram os seus recursos escassos". Como podem ver existe na definição a palavra "Escassez".
A sociedade enfrenta problemas de escassez, na medida em que, as nossas necessidades são ilimitadas, todo ser humano possui necessidades. Afinal são as necessidades que nos caracterizam como ser humano; As  necessidades que possuímos são ilimitadas, temos muitas necessidades, e os recursos disponíveis são limitados.
O problema da escassez caracteriza-se pela existência de necessidades ilimitadas diante de recursos limitados. Como usar os recursos disponível de uma forma eficiente?
Aí surge a necessidade de existência de uma teoria económica, de um economista, para poder administrar da melhor forma os recursos escassoz, diante de necessidades ilimitadas.
Portanto escassez representa um estado de falta, ou então de pouca quantidade de recursos, fundamentalmente, dos factores de produção em uma economia: Terra, Trabalho e Capital.
Na tentativa de administrar estes recursos, o economista encontra com vários problemas de escolha.
1. Falo vos de trade-off, uma situação em que não é possível satisfazer todas necessidades ao mesmo tempo.
Suponha que dispõe de 4 horas de tempo, e com este tempo, pode ler um livro ou assistir um filme. Terá de escolher Ler um Livro ou assistir a um Filme, ou então pode ler o Livro duas horas e as restantes duas gastar assistindo filme; dependendo do que fará, não é possível fazer as duas coisas as o mesmo tempo, a isto, chamamos de trade-off.

2. Custo de oportunidade, uma expressão muito usada em economia, é o valor daquilo que deixamos ou sacrificamos para fazer a outra coisa; No exemplo dado acima, entre ler um livro e assistir um filme, se DECIDIR, ler e não assistir filme, o custo de oportunidade de ler foi o filme, ou seja, ler tem mais valor do que assistir filme naquele momento.
O custo de oportunidade de ler um Livro foi ter deixado de assistir Filme.
Custo de oportunidade, é aquilo que sacrificamos, o valor que deixamos para ter, ou fazer outra coisa.

Chegamos ao fim deste artigo, tendo falado de escassez, e como que o economista administra os recursos limitados diante de necessidades ilimitadas, através das escolhas, onde falamos de trade-off, e de custo de oportunidades. Dúvida acréscimos ou  críticas, podem deixar como comentário, a sua contribuição é muito importante para nosso sucesso.

Veja também:
Como que o economista trabalha para o crescimento economico? No link abaixo:
http://aprenderfacileconomiamoz15.blogspot.com/2016/01/como-que-o-economista-trabalha-para-o.html
   
         Writen: Saimone e Neemias

Sem comentários:

Enviar um comentário